Pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta terça-feira (17) apontou igualdade no tamanho das torcidas de Bahia e Vitória no território nacional. No recorte regional, no entanto, estima-se que haja mais tricolores do que rubro-negros no Nordeste. Foram ouvidas 2.878 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 175 municípios de todo o país, entre os dias 29 e 30 de agosto.
De acordo com o levantamento, os clubes de Salvador têm 1% dos torcedores brasileiros, ao lado dos “grandes” Botafogo e Fluminense. Outros clubes nordestinos tradicionais, como Ceará, Fortaleza, Santa Cruz e Sport aparecem com a mesma porcentagem. Flamengo (20%), Corinthians (14%), São Paulo (8%) e Palmeiras (6%) lideram a preferência entre aqueles que declararam possuir um clube do coração – 22% disseram não torce para time algum.
Levando-se em consideração apenas os torcedores nordestinos, o Bahia aparece à frente do Vitória, com 4% ante 2% do arquirrival. O Esquadrão de Aço, contudo, empata na região com o Sport, com quem disputa a hegemonia no Nordeste no que tange o número de conquistas nacionais – o Bahia é bicampeão brasileiro (1959 e 1988), enquanto os pernambucanos ostentam um título brasileiro (1987) e outro da Copa do Brasil (2008).
Ainda considerando o recorte nordestino, Bahia e Sport ficam atrás de outros clubes da região Sul/Sudeste – o Flamengo lidera com folgados 27%, seguido por Corinthians (9%), São Paulo (6%), Palmeiras, Vasco e Seleção Brasileira (todos com 5%).
No quesito técnico atual, torcedores do Bahia têm, atualmente, muito mais a celebrar do que o rival local Vitória e o adversário regional Sport. Enquanto o Tricolor ocupa a sétima colocação na Série A, lutando por uma vaga na Libertadores do ano que vem, os Leões da Barra (Vitória) e da Ilha (Sport) disputam a segunda divisão nacional. Os rubro-negros baianos estão em posição ainda mais incômoda do que os pernambucanos, lutando contra o rebaixamento para a Série C, ao passo que o clube de Recife ocupa a terceira posição no certame.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025