O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o baiano Bruno Dantas, é um dos nomes cotados para ocupar a possível vaga do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF), caso o ex-presidente da Corte decida antecipar sua aposentadoria.
Além de Dantas, também são mencionados como possíveis indicados o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
Bruno Dantas é visto como um nome bem posicionado junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sua aproximação com o Palácio do Planalto ocorreu por meio do ministro Rui Costa, chefe da Casa Civil.
Dantas ganhou confiança no governo ao evitar entraves a programas do terceiro mandato de Lula no TCU, como o Pé de Meia, do Ministério da Educação, e o Gás para Todos, do Ministério de Minas e Energia.
Trajetória
Nascido em 1978, Dantas tem 47 anos e foi presidente do TCU entre 2022 e 2024, após atuar como vice-presidente da Corte. Antes, integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), indicado pelo Senado Federal na categoria de “cidadão com notável saber jurídico e reputação ilibada”.
Entre 2011 e 2013, presidiu a Comissão de Articulação Federativa e Parlamentar e foi autor da Resolução nº 156/2012, que instituiu a exigência de “ficha limpa” para ocupação de cargos comissionados no Poder Judiciário.
No CNMP, comandou as Comissões de Jurisprudência e de Controle Administrativo (2009-2011), tendo sido autor da resolução que criou o Portal da Transparência do Ministério Público.
Entre 2007 e 2011, foi Consultor-Geral do Senado Federal, eleito pelos pares e nomeado pelo presidente da Casa. Ingressou na instituição em 2003, como consultor legislativo na área de Direito Processual Civil, após aprovação em concurso público.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha