O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (9), da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, o empreendimento marca a chegada oficial da empresa ao Brasil e promete gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Durante o evento, Lula destacou a importância do projeto para o desenvolvimento regional e defendeu a soberania nacional. “Esse ato aqui é a demonstração de que estamos criando uma pátria soberana”, afirmou, ressaltando o potencial produtivo e ambiental do Brasil, como a maior reserva florestal do mundo, 12% da água doce do planeta e a tecnologia de ponta na extração de petróleo.
Ao comentar sobre as relações internacionais, Lula afirmou que o Brasil quer manter boas relações com todos os países, mas sem abrir mão da autonomia em suas decisões. “Ninguém mete o dedo no nosso nariz”, declarou, mencionando uma conversa telefônica com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que, segundo ele, foi cordial.
A unidade tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e 300 mil na segunda fase.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João