A temporada 2021 reservou uma sequência de Ba-Vi’s. No último sábado, o Vitória levou a melhor e venceu o Bahia por 1 a 0, no Barradão, pela 3ª rodada da Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira, às 18h (de Brasília), as duas equipes voltam a se enfrentar, dessa vez no estádio de Pituaçu, pela 5ª rodada do Campeonato Baiano, e com a promessa de mudanças nas formações titulares.
O clássico pode ser um divisor de águas em termos de classificação. Com quatro pontos cada um, Bahia e Vitória estão fora do G-4, mas possuem número de jogos diferentes. O Tricolor já atuou quatro vezes e pode se complicar na briga pela vaga nas semifinais caso não consiga um resultado positivo no Ba-Vi. O Vitória, com duas partidas adiadas, entrou em campo apenas duas vezes pelo estadual, o que lhe dá uma margem mais confortável para chegar nas primeiras colocações.
Como estratégia para o início de temporada, o Bahia atua no estadual com o elenco sub-23. O grupo chega ao Ba-Vi deste sábado mais descansado, com uma semana e meia de preparação para a partida.
O tempo foi um aliado importante para o técnico Cláudio Prates. Além da oportunidade de ajustar a equipe, que vem de dois jogos sem vencer no estadual, o treinador ganhou reforços. O volante Raniele se recuperou de lesão parcial no ligamento do joelho e deve começar o Ba-Vi. Ronaldo voltou a treinar com bola, mas ainda não tem presença garantida no time titular. Matheus Teixeira, que trabalhou com o elenco profissional nos últimos dias, voltou ao sub-23 após a contratação de Junior, emprestado pelo São Paulo.
O Vitória teve bem menos tempo de trabalho para o jogo desta quarta-feira. Em meio a uma maratona de partidas, o elenco rubro-negro realizou apenas três atividades desde domingo. Como seguirá com uma sequência de jogos a cada três dias, pelo menos, até o início de abril, o técnico Rodrigo Chagas pode poupar peças, já que no fim de semana terá partida fora de casa contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste.
Em entrevista concedida antes do jogo, o treinador afirmou que os atletas recém-contratados podem ganhar a primeira chance de titularidade. Ygor Catatau é um dos candidatos a começar o clássico. Ele deve ocupar a vaga de Vico, que foi titular em todos os jogos do Vitória na temporada.
Outro que pode pintar na equipe é o atacante Walter, o principal reforço do clube até o momento, além do lateral Roberto e do atacante Wesley. Marcelo Alves e Raul Prata também estão relacionados.
O Vitória pode entrar em campo com Lucas Arcanjo; Raul Prata, João Victor, Marcelo Alves e Roberto; João Pedro, Gabriel Bispo e Gabriel Santiago; David, Ygor Catatau e Walter.
O clássico desta quarta-feira será acompanhado em tempo real pelo ge. Transmissão: TVE para toda a Bahia.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025