Membros das cúpulas do MDB, PSD e União Brasil têm dito que, atualmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apoiado somente por dois terços dos votos das bancadas dos partidos na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Até o momento, nenhuma votação de elevado interessado ocorreu no Palácio do Planalto na Casa, no entanto, líderes partidários declaram que o governo Lula possui aproximadamente 30 votos no MDB, 30 no PSD e 30 a 35 votos por parte do União Brasil.
Quando as votações relacionadas à reforma tributária e ao novo marco fiscal forem iniciadas, assim como outras na esfera econômica, o somatório dos votos das três siglas deverá ser próximo da totalidade de cada uma das bancadas.
Por conta disso, o Palácio do Planalto deve focar em estratégias de consolidação de base, para que tenha condições de conter possíveis alterações em projetos do governo federal e tenha capacidade de evitar derrotas políticas, como por exemplo a abertura de CPIs.
Para ampliar a base, a expectativa é que o governo Lula foque na liberação de emendas, começando pelos recursos direcionados para quitar emendas durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Vamos liberar R$ 3 bilhões em recursos de emendas parlamentares para ajudar na reconstrução de cerca de 3 mil municípios brasileiros. Esses recursos vão ajudar na retomada de obras e na implantação de diversos projetos por todo o país", afirmou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha