Sábado, 31 de Janeiro de 2026
Política Política

Na 1ª reunião ministerial, Lula diz que governo tem 'tarefa árdua', prega boa relação com o Congresso e respeito à Constituição

Presidente deu declarações na abertura da primeira reunião ministerial da nova gestão. Ele disse que relação com Câmara e Senado 'será a mais importante' que já teve como presidente.

06/01/2023 10h30
Por: Redação
Na 1ª reunião ministerial, Lula diz que governo tem 'tarefa árdua', prega boa relação com o Congresso e respeito à Constituição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (6) que o governo tem uma tarefa "árdua", mas "nobre", pregou uma boa relação com o Congresso e união para acabar com as "brigas familiares", e cobrou respeito às leis e à Constituição.

Lula deu as declarações durante pronunciamento na abertura da primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato como presidente.

"Nossa tarefa é uma tarefa árdua, mas é uma tarefa nobre. A gente vai ter que entregar esse país melhor", disse Lula.

O presidente também exaltou os eventos da posse presidencial do último domingo (1º).

"A nossa posse mostrou que é possível a gente fazer esse país voltar a sorrir. É possível fazer essas pessoas voltarem a sonhar e a nossa obrigação é de transformar esse sonho em realidade. Esse é o compromisso de cada companheiro e de cada companheira que assumiu esse ministério", disse.

"As pessoas pareciam que estavam se encontrando consigo mesmo. É preciso acabar com essas brigas familiares", completou.

Em outro momento, o presidente citou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e disse que "empresários de verdade" do agronegócio sabem a "necessidade da produção sem precisar ofender ou adentrar a Floresta Amazônica ou qualquer bioma".

Segundo Lula, esses produtores serão "muito respeitados pelo governo", mas os que agirem fora da lei serão responsabilizados.

"Aqueles que quiserem teimar e continuar desrespeitando a lei, invadindo o que não pode ser invadido, usando agrotóxico que não pode ser usado, esse a força da lei imperará sobre eles e nós vamos exigir que a lei seja cumprida. Porque, neste país tudo vale, a única coisa que não vale é o cidadão bandido achar que pode desrespeitar a boa vontade da sociedade brasileira, a nossa Constituição e a nossa legislação", disse.

A audiência com os ministros, segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem o objetivo de "dar a partida" à nova gestão petista.

Entre os temas que devem ser discutidos, estão a coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com estados e municípios.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.