Sábado, 31 de Janeiro de 2026
Política Política

Posse de Lula tem a presença confirmada de 17 chefes do estado, segundo Itamaraty

Número representa a posse com maior participação estrangeira desde a redemocratização; outros quatro países enviaram vice-presidente ou ministros

14/12/2022 17h29
Por: Redação
Posse de Lula tem a presença confirmada de 17 chefes do estado, segundo Itamaraty

Até esta quarta-feira (14), chefes de estado de 17 países confirmaram presença na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em 1º de janeiro. O número representa a maior participação de chefes de estado em posses brasileiras desde a redemocratização, nos anos 80.

Segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelos trâmites da solenidade pelo Itamaraty, informaram que estarão no ato os dirigentes máximos de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue. “O Itamaraty continua recebendo confirmações”, acrescentou Igreja.

O embaixador disse ainda que, no caso dos Estados Unidos, não há indicação sobre quem deverá comparecer à posse. O mais provável é a vinda da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Países como México, Costa Rica e Turquia anunciaram que enviarão seus ministros das Relações Exteriores para a posse de Lula. O mesmo foi feito pelo território da Palestina. O Panamá informou a vinda da vice-presidente do país. Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.