Até esta quarta-feira (14), chefes de estado de 17 países confirmaram presença na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em 1º de janeiro. O número representa a maior participação de chefes de estado em posses brasileiras desde a redemocratização, nos anos 80.
Segundo o embaixador Fernando Igreja, responsável pelos trâmites da solenidade pelo Itamaraty, informaram que estarão no ato os dirigentes máximos de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Guiana, Guiné Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue. “O Itamaraty continua recebendo confirmações”, acrescentou Igreja.
O embaixador disse ainda que, no caso dos Estados Unidos, não há indicação sobre quem deverá comparecer à posse. O mais provável é a vinda da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.
Países como México, Costa Rica e Turquia anunciaram que enviarão seus ministros das Relações Exteriores para a posse de Lula. O mesmo foi feito pelo território da Palestina. O Panamá informou a vinda da vice-presidente do país. Com informações da Agência Brasil
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha