Sábado, 31 de Janeiro de 2026
Política Política

Transição indica que Lula poderá ter oito ministérios a mais que Bolsonaro

O número de eixos temáticos pode ser um indicativo do número de pastas do novo governo.

10/11/2022 09h08
Por: Redação
Transição indica que Lula poderá ter oito ministérios a mais que Bolsonaro

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou, na terça-feira (8), que o Gabinete de Transição terá 31 grupos técnicos. Esses grupos ficarão divididos em áreas como educação, saúde, cultura, segurança pública, assistência social e meio ambiente.

O número de eixos temáticos pode ser um indicativo do número de pastas do novo governo. Lula pretende expandir o primeiro escalão do governo federal e chegou a defender a volta de todas as pastas extintas após a saída do PT do governo.

O analista e advogado Thiago Queiroz, diretor da Consillium Soluções Institucionais e Governamentais, avalia que existe, sim, uma relação entre os eixos ou núcleos temáticos criados na equipe de transição e a equipe ministerial que depois é formalizada, dado que as diretrizes já estão dadas neste momento. A informação foi publicada no Metrópoles.

“Nós vislumbramos que o próximo governo deverá ter, pelo menos, cerca de 32 ministérios. Isso porque, além dos 31 eixos temáticos da equipe de transição, tem outros órgãos de assessoramento da Presidência da República que não têm necessariamente um assento nessa equipe de transição, mas que certamente terá status de ministro na nova composição”, afirma Queiroz

Entre esses órgãos, estão, por exemplo, a Secretaria-Geral, a Secretaria de Governo e a Advocacia-Geral da União (AGU), que não possuem um eixo temático.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.