Sexta, 30 de Janeiro de 2026
Polícia Bahia

SSP afirma que desconhece metodologia do Atlas e aponta redução de homicídios na Bahia

O Atlas é feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde.

06/06/2019 10h16
Por: Redação
Agência Brasil
Agência Brasil

Com a divulgação do Atlas da Violência 2019, que mostra a Bahia como o estado com mais registros de homicídios em números absolutos no ano de 2017, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) lembra que desconhece a metodologia utilizada na pesquisa. "Os números apresentados não são oficiais e não coincidem com os registros de mortes violentas ocorridas em 2017 na Bahia", argumenta a pasta em nota.

O Atlas é feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Já os dados da SSP são obtidos através de “outros institutos”. De acordo com a secretaria, o ano de 2017 fechou com redução de 332 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em todo o estado, se comparado ao ano de 2016, totalizando 6.321 assassinatos.

A pasta complementa ainda que "o trabalho para diminuir os crimes contra a vida continua". Segundo eles, essa tendência de queda seguiu no ano de 2018, com a redução de 11% das mortes violentas na Bahia, que seria o menor números dos últimos seis anos. Já em 2019, até o momento, eles contabilizam uma redução de 14,8% de redução em relação ao mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.