Sábado, 20 de Abril de 2024
Política Covid-19

Confira quem são os 11 senadores integrantes titulares da CPI da Covid-19

Base aliada do presidente Jair Bolsonaro terá minoria entre os titulares

27/04/2021 14h35
Por: Redação
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Instalada nesta terça-feira (27), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado Federal, que tem o objetivo de investigar ações e omissões do governo federal durante a pandemia, teve os 11 integrantes titulares escolhidos. Entre eles, estão políticos experientes, ex-governadores, nomes fortes do Centrão e até um ex-ministro da Saúde.

Ex-governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD-AM), foi eleito para presidir a CPI, conforme acordo da maioria dos integrantes do colegiado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é líder da oposição, assume a vice-presidência da comissão. O senador Renan Calheiros, será o relator dos trabalhos da comissão. Ele teve a liminar que barrava sua indicação derrubada pelo desembargador Francisco de Assis Betti, do Tribunal regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A base aliada do presidente Jair Bolsonaro terá minoria entre os titulares. Segundo o G1, os 11 membros do colegiado podem ser divididos em: dois oposicionistas declarados; três independentes próximos à oposição; dois nomes considerados independentes; dois independentes próximos ao governo; e dois governistas declarados.

Confira os 11 senadores e a qual bloco pertencem:

Governistas: Ciro nogueira (PP-PI) e Jorginho Melo (PL-SC);

Oposição: Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Humberto Costa (PT-PE);

Independentes: Renan Calheiros (MDB-AL), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Braga (MDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Marcos Rogério (DEM-RO).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mais lidas