A Agência de Aviação Civil (Anac) informou na noite desta segunda-feira (25) que o avião do acidente no Tocantins que vitimou quatro jogadores e o presidente do Palmas estava com a manutenção em dia. A aeronave caiu em Luzimangues, no Tocantins, no último domingo (24) e era pilotada por Wagner Machado. Ele e os cinco integrantes do clube morreram na queda.
"Em relação à aeronave de matrícula PT-LYG não há registro na ANAC para alteração de propriedade, que atualmente é registrada em nome de CONSTRUT.MEIRELLES MASCARENHAS LTDA. A Agência está apurando o tipo de transporte executado no momento do voo para averiguar se houve alguma irregularidade na prestação do serviço. Cabe esclarecer que a aeronave em questão estava apta a voar e com a manutenção em dia e que, por ser privada, só poderia ser usada pelos proprietários ou em voo não remunerado", diz o comunicado.
De acordo com o site G1, o avião foi passado para o nome da construtora em outubro de 2020 e o certificado vale até maio. Porém, o Palmas divulgou nota no dia do acidente que a aeronave foi adquirida recentemente pelo presidente Lucas Meira, que morreu na queda, e estava em processo de transferência.
A Aeronáutica e a Polícia Federal estão investigando o acidente e estiveram no local da queda nesta segunda. Conforme registro público no site da Aeronáutica, em 2014, um piloto da aeronave esqueceu de baixar o trem de pouso no momento da aterrizagem provocando danos substanciais nas hélices.
O lateral-esquerdo Lucas Praxedes, de 23 anos, o zagueiro Guilherme Noé, 28, o goleiro Ranule, 27, e o meia Marcus Molinari, 23, estavam no avião que viajava para Goiânia onde o Palmas enfrentaria o Vila Nova, pela Copa Verde. O quarteto havia terminado o período de isolamento contra a Covid-19 e seria integrado ao elenco para a partida, que aconteceria nesta segunda. O duelo foi adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025