Terça, 03 de Fevereiro de 2026
Política Eleições 2020

Rui contesta projeção de vitória de Bruno em 1º turno: ‘Que matemática é essa?’

Governador criticou manchete do jornal A Tarde sobre pesquisa eleitoral de candidatos à Prefeitura de Salvador

24/09/2020 10h34
Por: Redação
Rui contesta projeção de vitória de Bruno em 1º turno: ‘Que matemática é essa?’

O governador Rui Costa (PT) contestou uma reportagem do jornal A Tarde cuja manchete sugere que a disputa pela Prefeitura de Salvador pode ser decidida no dia 15 de novembro. Sob o título “Bruno larga na frente e eleição pode ser definida em primeiro turno”, a publicação traz números de uma pesquisa que mostra o vice-prefeito com 35% das intenções de voto, enquanto seus principais adversários aparecem tecnicamente empatados.

“A manchete podia ser outra. Até porque, se você somar os votos ali daquela pesquisa, dá 36% a 35%. Muitas vezes eu não consigo entender manchete de jornal. Ela nega o próprio número que está escrito. Ali a manchete poderia ser ‘Eleição de Salvado indefinida” ou ‘Dará segundo turno’. Some ali pra você ver… Dá 36% a 35%. Como é que dá 36% a 3a% dá eleições em primeiro turno? Não conheço essa matemática, me desculpe”, avaliou o governador em conversa com jornalistas durante entrega de obras de requalificação na Rua Chile.

“Se o resultado da eleição fosse é aquele que está publicado no jornal, é segundo turno”, sustentou o governador.

De acordo com o levantamento A Tarde/Potencial Pesquisa, realizado entre os dias 16 e 22 de setembro, Pastor Sargento Isidório (Avante) e Olívia Santana (PCdoB) têm 10% cada; Major Denice (PT) soma 7%, seguida por Bacelar (Podemos) e Hilton Coelho –cada um com 3%. Na sequência, figuram Cezar Leite (PRTB), com 2%; e Celso Cotrim (PROS), com 1%. Rodrigo Pereira, postulante do PCO, não pontuou.

Excluídos votos brancos e nulos, Bruno Reis também lidera a sondagem, com 40% das intenções de voto.

A pesquisa foi a primeira realizada na capital baiana após as convenções partidárias que oficializaram as candidaturas ao Thomé de Souza.

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.