A TV Globo não vai transmitir a Fórmula 1 a partir de 2021. Segundo o site "Meio e Mensagem", a emissora carioca não chegou a um acordo com a Liberty Media, grupo detentor dos direitos comerciais do Mundial. O motivo são os altos valores pedidos pela empresa para a renovação do contrato, cujo atual termina no final deste ano, em meio à crise financeira ocasionada pela pandemia do coronavírus. Inclusive, a Vênus Platinada já comunicou aos seus parceiros do mercado publicitário que a competição automobilística não estará na sua grade.
A Globo já vinha negociando a renovação com a Liberty Media e feito uma proposta de revisão nos valores dos direitos de transmissão, mas as duas partes não chegaram a um entendimento.
De acordo com o site "Grande Prêmio", a empresa carioca já havia tomado a decisão de não renova com a F1 em julho, antes do início da atual temporada. Vale lembrar que os contratos com a Fifa e a Conmebol pelos direitos de transmissão também foram cortados.
Ainda segundo o "Meio e Mensagem", a Globo vendeu cinco das seis cotas de patrocínio da temporada 2020 de F1. E pelo preço de tabela obteve uma receita de quase R$ 500 milhões, suficiente para cobrir o valor pedido pela Liberty Media pelos direitos de transmissão. Mas internamente, a emissora carioca tenta dividir este bolo com as 118 afiliadas para exibir a corrida no Brasil, o que segundo a direção, a conta não fecha.
A primeira vez que a Globo exibiu a Fórmula 1 foi em 1972. Mas depois deixou de transmitir e a Band ficou com a categoria, inclusive com as corridas sendo narradas por Galvão Bueno. No início da década de 80, a Vênus Platinada retomou os direitos permanecendo até o momento.
Neste domingo (30), às 10h10 no horário de Brasília, acontece o Grande Prêmio da Bélgica, sétima etapa da temporada 2020. A disputa será no circuito de Spa-Francorchamps.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025