A pouco mais de cinco meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, a Prefeitura de Salvador anuncia a abertura de 800 vagas gratuitas para o curso preparatório 'Ingressar". O programa foi apresentado pelo prefeito ACM Neto (DEM) e pela secretária municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, na manhã desta segunda-feira (27).
Durante o evento, realizado no auditório do Hub Salvador, no Comércio, eles informaram que as inscrições seguem até o próximo dia 9 e podem ser feitas pela internet ou presencialmente. O programa é voltado para jovens com idades entre 16 e 29 anos, residentes em Salvador e oriundos do 3º ano do Ensino Médio em instituições públicas ou bolsistas de unidades privadas, além de egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
"O objetivo do Ingressar é levar o cursinho, qualificar e preparar esses jovens vindos de escola pública, ao longo dos próximos meses. Os alunos da escola particular ainda têm vantagem sobre os alunos da escola pública e a gente quer, aos poucos, superar essa realidade", afirmou o prefeito ao defender o projeto.
Com investimento de pouco mais de R$ 1,6 milhão, por meio da SPMJ, o Ingressar é realizado pelo segundo ano consecutivo. A seleção é feita através de pontuação que, além dos critérios acima, também inclui participantes de programas sociais ou em situação de vulnerabilidade social.
Os interessados devem se inscrever através do portal (clique aqui) ou se dirigir ao Infocentro da Juventude, localizado na Av. Sete de Setembro, nº 202, Edifício Adolpho Basbaum, no 4º andar. No local, técnicos estarão à disposição para auxiliar os jovens que tenham dúvidas sobre como efetuar a inscrição.
Os estudantes devem apresentar a documentação exigida no edital, em cópia acompanhada de original ou cópia autenticada em cartório. Do total de vagas, 5% é reservado para pessoas com deficiência, 30% para pessoas negras e 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade-Mãe (FCM) ou egressos do sistema socioeducativo.