Domingo, 11 de Maio de 2025
Entretenimento entretenimento

Projeto ‘São João na Rede’, reúne 200 artistas de forró em 14 dias de festa

Projeto conta com apoio de grandes nomes da música como Gilberto Gil, e irá arrecadar donativos para os profissionais da cadeira produtiva do forró

18/06/2020 15h06
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O forró é item indispensável no São João. Além é claro das comidas típicas, do licorzinho para aquecer o corpo, da fogueira e de muita bomba, o ritmo é o responsável por conduzir a festa, que tradição no Nordeste e faz parte da identidade da região.

Pensando nisso, o festival ‘São João na Rede – o forró que a gente gosta’, projeto do Fórum Nacional Forró de Raiz (e suas representações estaduais), da Associação Cultural Balaio Nordeste e da Associação Respeita Januário, reúne mais de 200 artistas do gênero para celebrar a data com muita música.

O evento, que teve início no dia 12 de junho vai até o dia 28 com uma programação de música, dança, oficinas, debates, poesia e rodas-de-conversa.

Artistas de 14 estados brasileiros farão parte do evento, que tem como objetivo oferecer uma grade de entretenimento com artistas regionais e arrecadar donativos destinados a profissionais da cadeia produtiva do forró que estão em situação de vulnerabilidade por causa do isolamento social.

O público poderá realizar doações através de uma plataforma online de arrecadação. As pessoas que residem em um dos 14 estados que participam do festival e que pretendem receber o benefício devem preencher o cadastro no site do evento – www.saojoaonarede.com.br – até o dia 30 de junho.

A transmissão acontece nas redes sociais Twitter, Instagram, YouTube, Facebook e no site oficial do São João na Rede.

Polêmica com especial daGlobo

Forrozeiros da Bahia e amantes do gênero musical demonstraram insatisfação com a escalação feita pela Globo Nordeste para o especial de São João que será transmitido pela emissora no sábado (20). O escolhido para representar o forró na Bahia foi o pagodeiro Léo Santana.

A coordenadora do Fórum e do Festival na Bahia, Alessandra Gramacho, afirmou que o problema não é com o artista, mas sim com a emissora em não escolher um representante do forró para cantar em rede nacional.

“Nada contra o cantor, que tem sua importância para música baiana, mas temos dezenas de forrozeiros que representam genuinamente o Estado. Quando uma agência desse tipo propaga para o mundo todo essa ideia, parece que eles jogaram uma pá de terra em cima da gente”.

Após protestos nas redes sociais, a banda Forró do Tico foi anunciada como a segunda representante da Bahia na live de São João e irá se apresentar ao lado de Léo Santana.

Informações do Bahia.ba

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.