O presidente Jair Bolsonaro falou, nesta quarta-feira (13), que pode atrasar "um pouco" a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020. Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro admitiu estar conversando com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o assunto. Weintraub descarta, por enquanto, uma mudança de calendário. As informações são do jornal O Globo.
O presidente, porém, fez a ressalva de que a prova tem que ser realizada ainda neste ano. As inscrições para o ENEM foram abertas na última segunda-feira (11), com o valor de R$ 85,00, e os interessados devem fazer seu cadastro no site do Inep até o dia 22 de maio. Até o momento, as provas presenciais estão marcadas para acontecer nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital, que será testada pela primeira vez, acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro.
Vale lembrar que, por causa da pandemia do novo coronavírus, boa parte das instituições do país interromperam suas atividades no primeiro semestre letivo. Ainda assim, de acordo com levantamento do O Globo, cerca de 6,6 milhões de estudantes, em sua maioria da rede pública, não possuem acesso à internet.
O Ministério da Educação (MEC) lançou uma campanha nacional defendendo a manutenção do exame, defendendo que "a vida não pode parar". Apesar disso, Abraham Weintraub se eximiu de apresentar qualquer medida que assegurasse a isonomia do processo, tendo em vista as desigualdades na educação do país. "Isso que tem que paralisar tudo é bobagem. O Brasil não pode parar, não vai parar", declarou o ministro na semana passada.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro