A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deve ter um novo reitor nomeado até o final desta segunda-feira (20). A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT) na manhã de hoje.
"O documento que eu recebi não estava de acordo com a lei. O Ministério Público respeita a lei, a Defensoria respeita, a Justiça respeita e o processo estava todo errado. Pedi que refizesse, em conformidade com a lei, com lista tríplice. Primeira vez na história que não se fez de acordo com a lei. Um governador não pode ser cúmplice de processo ilegal. Hoje devemos despachar e nomear o reitor", disse o governador em entrevista à Rádio Metrópole.
Leia também: "Vou aguardar os trâmites legais para me pronunciar", afirma reitor da Uefs sobre a lista tríplice
Na última quinta-feira (16) Rui recebeu o documento para homologação da reeleição do reitor, Evandro Nascimento, mas devolveu o documento com um bilhete escrito "cumpre-se a lei". E a lei prevê o envio de uma lista tríplice para que o gestor do estado escolha um dos concorrentes.
Chegou a ser especulado que a iniciativa do governador de devolver o documento foi uma reação a declarações do professor Evandro, que disse em entrevista à Folha de São Paulo que Rui Costa está fazendo com as universidades estaduais o mesmo que Bolsonaro com as federais: cortando verbas, mas Rui afirmou que apenas não homologou a nomeação por não estar em conformidade com a lei.