A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deve ter um novo reitor nomeado até o final desta segunda-feira (20). A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT) na manhã de hoje.
"O documento que eu recebi não estava de acordo com a lei. O Ministério Público respeita a lei, a Defensoria respeita, a Justiça respeita e o processo estava todo errado. Pedi que refizesse, em conformidade com a lei, com lista tríplice. Primeira vez na história que não se fez de acordo com a lei. Um governador não pode ser cúmplice de processo ilegal. Hoje devemos despachar e nomear o reitor", disse o governador em entrevista à Rádio Metrópole.
Leia também: "Vou aguardar os trâmites legais para me pronunciar", afirma reitor da Uefs sobre a lista tríplice
Na última quinta-feira (16) Rui recebeu o documento para homologação da reeleição do reitor, Evandro Nascimento, mas devolveu o documento com um bilhete escrito "cumpre-se a lei". E a lei prevê o envio de uma lista tríplice para que o gestor do estado escolha um dos concorrentes.
Chegou a ser especulado que a iniciativa do governador de devolver o documento foi uma reação a declarações do professor Evandro, que disse em entrevista à Folha de São Paulo que Rui Costa está fazendo com as universidades estaduais o mesmo que Bolsonaro com as federais: cortando verbas, mas Rui afirmou que apenas não homologou a nomeação por não estar em conformidade com a lei.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro