O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Nascimento, pode estar com o cargo ameaçado. De acordo com uma matéria veiculada pelo portal A Tarde, o governador Rui Costa (PT) devolveu a papelada de homologação do cargo com o lembrete "cumpre-se a lei", o que significa o envio de uma lista tríplice para que o gestor do estado escolha um dos concorrentes ao cargo.
O professor foi reeleito como reitor com 60% dos votos e 5.437 votos válidos no dia 4 de abril e tomaria posse nesta quinta-feira (16).
A decisão de Rui se deu após Evandro, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, relacionar os cortes feitos pelo presidente Jair Bolsonaro às universidades federais com as práticas políticas do governo do estado.
Procurado pela reportagem do Baiano News, Evandro afirmou que está aguardando os trâmites legais e esperando que o processo seja finalizado para se pronunciar sobre o assunto. Ele disse ainda que está reunido com seu grupo político para avaliar a situação.
Em greve há um mês, os professores da Uefs ocuparam a reitoria da universidade em protesto contra a decisão do governador, que chega da China nesta quinta, um dia antes do fim do mandato do reitor.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro