Quarta, 18 de Março de 2026
Bahia BA

Câmara de Teixeira de Freitas abre CPIs para investigar Prefeitura

Investigações incluem contrato com instituto, gastos milionários e denúncias contra servidores

18/03/2026 15h06
Por: Redação
Câmara de Teixeira de Freitas abre CPIs para investigar Prefeitura

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aprovou a abertura de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar possíveis irregularidades da prefeitura em áreas da administração pública, como saúde e limpeza urbana. Os requerimentos contaram com o apoio de pelo menos um terço dos vereadores, como prevê o regimento da Casa.

Uma comissão vai investigar supostas irregularidades nos serviços de saúde oferecidos pela prefeitura, com foco em um contrato firmado entre o município e o Instituto Setes. O requerimento aponta indícios de inconsistências em processos de compras, falhas na prestação de contas e divergências financeiras e falta de transparência na aplicação dos recursos públicos no setor. 

Além disso, foi identificada uma movimentação de recursos do contrato com o instituto com uma conta privada no Banco Santander, o que descumpre normas contratuais e resoluções do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). 

Outra investigação, batizada como CPI da Limpeza Pública, investiga os gastos de aproximadamente R$ 35,4 milhões com serviços de limpeza urbana em 2023. Segundo o documento, há indícios de discrepâncias nos valores quando comparados a outros municípios baianos e alvo de questionamentos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre a razoabilidade dessas despesas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.