O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (31) o projeto de lei complementar nº 235/2019, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE), conhecido como “SUS da Educação”. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de parlamentares.
O SNE busca integrar União, estados e municípios na formulação e execução de políticas públicas voltadas à educação, garantindo maior coordenação entre os diferentes níveis de governo. A lei também prevê a criação de uma “identidade única” para os estudantes, que permitirá acompanhar o percurso escolar desde a educação básica até o ensino superior.
Durante o evento, Lula destacou a importância histórica da sanção, lembrando que o sistema estava previsto na Constituição de 1988, mas só agora foi efetivamente implementado.
“Esse é um momento histórico que demorou 37 anos para se concretizar. Foi um compromisso assumido lá atrás e que agora se torna realidade. O Congresso Nacional tardou, mas não falhou”, afirmou o presidente.
Lula também ressaltou que o principal objetivo do novo sistema é unificar esforços e eliminar a fragmentação na gestão educacional. “Muitas vezes, o Estado, a União e os municípios não cumprem suas funções. Agora, todos estarão no mesmo tacho para fazer a água ferver ao mesmo tempo. Não há mais espaço para transferir responsabilidades”, disse.
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro
Educação Santo Estêvão: Rogério Costa acompanha Secretário Nacional de Educação do MEC, em visita as obras do Instituto Federal
Educação Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira