A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) está orientando as unidades escolares da capital e do interior a auxiliarem os estudantes do ensino médio e suas modalidades nas inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), iniciadas na segunda-feira (11) e que seguem até o dia 22 de maio.
Uma das recomendações é para que sejam disponibilizados computadores para os estudantes que não têm acesso à internet e que sejam marcados horários para a ida dos estudante às escolas, seguindo todas as orientações de prevenção ao novo Coronavírus. As provas presenciais vão ocorrer nos dias 1º e 8 de novembro. Já a versão digital do exame será realizada nos dias 22 e 29, do mesmo mês.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que manter o Enem em um ano de pandemia “é um erro grave do MEC” e que já oficiou o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) solicitando o adiamento do exame para 2021. No entanto, o secretário ressaltou que é necessário garantir as inscrições dos estudantes.
“Adotaremos todas as medidas necessárias para tentar adiar a realização do exame. Já conversamos com o CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e com o próprio Inep sobre o adiamento. Entretanto, as inscrições já estão abertas. Então, a nossa obrigação é assegurar que os estudantes baianos estejam inscritos, enquanto tentamos mudar essa decisão”, ressaltou Jerônimo.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão Brito, por sua vez, falou sobre o engajamento de todos neste processo. “É fundamental contarmos com os nossos gestores, professores e coordenadores pedagógicos e a sociedade em geral no apoio das inscrições dos nossos estudantes, inclusive liberando um computador com acesso à internet, liberando, temporariamente, a senha de wi-fi para que eles possam viabilizar as suas inscrições. Realmente é um apelo, pois temos sempre que pensar no que é melhor para os nossos estudantes e, neste momento, o único jeito de assegurar que eles tenham alguma chance no ENEM é trabalhando com as aprendizagens, tentando chegar neles com o máximo possível de orientações, de materiais de apoio e ferramentas de estudo”, ressaltou.
No Colégio Estadual Mestre Môa do Katendê, localizado no bairro da Vasco da Gama, em Salvador, o atendimento está sendo realizado por hora marcada, com o objetivo de evitar aglomerações. “Ao entrar na escola, o estudante faz a higienização adequada das mãos com sabão e álcool em gel 70% e, logo em seguida, é atendido por um de nossos funcionários, respeitando a distância mínima recomendada. É um prazer poder atendê-los para que eles tenham suas inscrições efetivadas com êxito”, afirmou a diretora do colégio, Rodrenice Santana.
Educação Faculdade abre inscrições para cursos gratuitos em Feira de Santana na área de saúde
Educação Inscrições para vagas remanescentes do Fies vão até 29 de abril; saiba como participar
Educação Bienal do Livro Bahia 2026 começou nesta quarta-feira em Salvador
Educação MEC autoriza criação de bacharelado em IA em novo campus da UFRB
Educação Abandono escolar na Bahia cai 50% após dois anos do Pé de Meia, diz MEC
Educação Estácio Feira promove aula bônus sobre geopolítica do petróleo e crise venezuelana