Terça, 03 de Fevereiro de 2026
Política política

Novo diretor-geral da Polícia Federal tem posse relâmpago

Rolando de Souza é aliado de Ramagem - que teve a nomeação barrada no STF - e assumiu cargo uma hora depois de nomeado

04/05/2020 16h05
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, assumiu o cargo cerca de uma hora depois de ter sua nomeação publicada em edição extra do Diário Oficial. O ato aconteceu nesta segunda-feira (4), na sala do presidente Jair Bolsonaro, sem divulgação do evento. A posse foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Presidência.

Rolando de Souza era braço direito na Abin de Alexandre Ramagem, que seria o chefe da PF em substituição a Maurício Valeixo, mas teve sua nomeação vedada pelo Supremo Tribunal Federal, em ação movida pelo PDT. A alegação foi de que por ser amigo da família, o nome de Ramagem feria o princípio constitucional da impessoalidade.

Souza é delegado da Polícia Federal e desde setembro de 2019 ocupava o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin, aonde chegou por indicação de Alexandre Ramagem. Antes, entre 2018 e 2019, Souza foi superintendente da PF em Alagoas. Foi ainda chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência da PF em Rondônia.

Com informações do G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.