O governador Rui Costa se disse preocupado com os rumos sociais e econômicos que o Brasil está tomando sob comando de Jair Bolsonaro. Isso porque, referência pública como é, o ex-capitão do Exército passa uma mensagem de inseguranças política e jurídica, e fomenta o ódio em toda a sociedade.
Durante entrevista coletiva concedida neste domingo (23), no Circuito Osmar (Campo Grande), o governador petista provocou os presentes a se colocarem no lugar de empresários prestes a investir no Brasil. “Se fizessem parte de um conselho acionista de grandes fundos de investimento, vocês aprovariam investimentos no Brasil? O que estamos presenciando é todos os grupos internacionais adiando decisões sobre investimentos no Brasil. Se eles não cancelam, também não confirmam. Vão adiando decisão de investimento fruto dessa instabilidade institucional, fruto da insegurança jurídica e política”, observou.
Uma decisão recente que prejudica o país, de acordo com o governador, foi a demora do governo federal em enviar tropas da Força Nacional para o estado do Ceará, que vive um motim organizado por policiais militares. Rui disse à imprensa que a resposta à solicitação do apoio veio apenas três dias depois. Segundo o petista, o Ceará é um dos estados que mais recebem investimentos estrangeiros e a imagem que circula do motim só agrava a situação fiscal do país.
“Fico triste de o governo federal demorar quase três dias pra atender ao povo cearense. Não é pra atender ao governador, é pra atender ao povo cearense. Nessa situação você precisa de tropas federais do Exército, eu diria, impondo a ordem ao estado do Ceará, e ele está fazendo atitude correta. Espero que nunca mais nesse país, e vou trabalhar pra que isso não aconteça, se faça anistia a pessoas que usam de cargo público pra cometer crimes. Isso não é possível dentro do padrão civilizatório de quem sempre quer conversar e dialogar. Nenhuma democracia fica de pé desse jeito. Isso é tiro no pé de quem acha que vai resolver o problema dos estados brasileiros ou da União assim. Atitudes como essa só fazem afastar investimentos no Brasil”, defendeu.
Além de todo o aspecto econômico, Rui Costa destacou que o discurso de ódio do presidente da República tem estimulado a violência e manifestações de ódio e preconceito. Prova disso é que o crime que mais aumenta no país é o de violência doméstica, que acontece dentro de casa, onde a polícia não atua. É o entendimento do governador que “a mensagem de cima influencia a base da pirâmide”.
“Quando alguém se elege a presidente da República fazendo sinal de tiro, de arma, e a mensagem permanente é de ódio, intolerância, de racismo, de preconceito, infelizmente isso também impregna em muitas cabeças e a sociedade vai vivendo esse drama. Estou muito preocupado com os rumos do nosso país porque o exemplo de quem está em cima tem que ser o exemplo da tolerância, do respeito, da paz, e portanto esse é o dilema que o Brasil vive”, resumiu.
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de pedir intervenção dos EUA no Pix
Política EUA propõem tarifa extra de 12,5% ao Brasil e outros 59 países após investigação sobre trabalho forçado
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia
Política PF rejeita proposta de delação de Daniel Vorcaro no caso Banco Master
Política Após repercussão, deputada baiana Roberta Roma retira apoio à proposta que adia fim da escala 6x1