As inscrições do 1º semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas na madrugada desta terça-feira (21). O sistema permite que o estudante concorra a 237,1 mil vagas em universidades federais de todo o país
Os estudantes podem se inscrever até as 23h59 do próximo domingo (26). O prazo, que antes se encerraria na sexta (24), foi prorrogado após erros nas correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afetou quase 6 mil candidatos, mas foi corrigido antes da abertura das inscrições do Sisu.
Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades federais.
O G1 entrou em contato com o Inep, responsável pelo exame, para pedir um posicionamento sobre o caso. O instituto informou que os esclarecimentos deveriam ser pedidos ao Ministério da Educação (MEC). Procurado, o MEC não havia enviado resposta até as 10h45.
A situação foi normalizada no fim da madrugada, mas voltou a apresentar problemas durante a manhã – o G1 teve dificuldades de acessar o sistema por volta das 9h. O site não estava reconhecendo a seleção do captcha, mecanismo que evita que evita o ataque de robôs.
Durante a madrugada, usuários reclamaram nas redes sociais sore uma mensagem que surgia logo depois de clicarem no botão 'Fazer inscrição': os estudantes eram redirecionados para uma página com o aviso de que as "inscrições estão encerradas". Quem conseguia incluir os dados pessoais para prosseguir com a inscrição reclamou de falhas na autenticação.
Durante a manhã, candidatos relataram que o site dava erro na seleção do curso.
Fonte: G1
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro