O ex-deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) foi nomeado conselheiro da Itaipu Binacional pelo presidente Jair Bolsonaro, com mandato até 16 de maio de 2020. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta feira (10).
Aleluia lecionou no Curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi ex-diretor da Coelba e presidente da Chesf.
O Conselho de Administração da binacional é composto por 14 integrantes – sete brasileiros e sete paraguaios – e têm como tarefas, entre outras, decidir sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais.
“Volto às minhas origens”, disse o ex-parlamentar. O democrata ainda deve assumir um cargo no Ministério da Saúde. “Está encaminhado”, resumiu.
Afastado do Congresso, Aleluia disse que não tem acompanhado de perto a articulação política entre o Executivo e o Legislativo, mas afirmou acreditar que o governo consiga reverter a última derrota no episódio do Coaf.
A comissão mista responsável pela Medida Provisória da reforma administrativa retirou o órgão da alçada do Ministério da Justiça.
“A comissão é uma pequena amostra da Casa, mas não é o plenário. Acredito que o governo consiga negociar”, opinou.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos