O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) volta a julgar o ex-presidente Lula nesta quarta-feira (27), no processo referente ao sítio de Atibaia (SP).
Este é o segundo processo criminal contra o líder petista que chega até a segunda instância. O primeiro foi sobre o triplex.
Em fevereiro deste ano, a juíza Gabriela Hardt condenou o ex-presidente a uma pena de 12 anos e 11 meses de prisão no caso do sítio. No TRF-4, a condenação poderá ser confirmada ou alterada.
A defesa do ex-presidente pediu a absolvição por falta de prova. Além disso, os advogados de Lula pedem a anulação do processo por 13 motivos, que vão desde a suspeição do antecessor de Gabriela Hardt, Sergio Moro, à alegação de que o caso caberia à Justiça Eleitoral.
Já o Ministério Público Federal (MPF) pede o aumento da pena de Lula. “A condenação de um ex-presidente da República pela prática dos crimes de corrupção praticados no exercício do cargo é de extrema gravidade, exigindo adequada repressão criminal”, escreveu a Procuradoria.
Política PL lança Rogério Marinho à disputa pela presidência do Senado
Política PSOL trava saída de grupo de Boulos e exige negociação para o PT
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA