Embalado depois de um começo irregular na temporada 2018/19, o Benfica fez história neste domingo. A equipe de Lisboa recebeu o Nacional da Ilha da Madeira e massacrou o adversário com uma goleada por 10 a 0, no Estádio da Luz. O brasileiro Jonas marcou duas vezes, assim como o suíço Seferovic. Grimaldo, João Félix, Pizzi, Ferreira, Rúben Dias e Rafa Silva também balançaram as redes.
A vitória elástica, além de entrar para a história, também é importante para as aspirações das Águias no Campeonato Português. Com o triunfo, o Benfica chegou a 50 pontos em 21 partidas, colando no líder Porto, que ficou com 51 depois de empatar com o Moreirense.
Noite de recordes
A goleada fez com que recordes fossem quebrados, entrando para a história do Benfica e do novo Estádio da Luz - que teve homenagens às vítimas no incêndio no CT do Flamengo antes de a bola rolar. Esta é a primeira vez que o Benfica marca 10 gols desde a reforma no estádio, reinaugurado em 2003. Além disso, a vitória deste domingo passa a ser a maior goleada da nova era da casa do Benfica - antes, a marca era de 2009, um 8 a 1 sobre o Vitória de Setúbal.
Outra marca quebrada pela atuação histórica do Benfica foi a de gol mais rápido da história do Estádio da Luz, que agora pertence a Grimaldo, que abriu o placar aos 33 segundos de jogo, após arrancada rápida pela esquerda e cruzamento de Seferovic. O suíço aumentou a diferença aos 20 minutos, depois de receber bom passe nas costas da zaga e tocar na saída do goleiro brasileiro Daniel. Aos 26, mais uma vez Seferovic balançou as redes, aproveitando cruzamento de André Almeida.
O placar ficou em 3 a 0 no primeiro tempo, mas o festival de gols do Benfica continuou logo no começo da etapa final. Aos cinco, João Félix apareceu livre depois de cobrança de falta e cabeceou para o gol; aos oito, Pizzi sofreu pênalti, que ele mesmo cobrou e converteu; e aos 10, Francisco Ferreira cabeceou depois de cobrança de falta e deixou o placar em 6 a 0. Oito minutos depois, Rúben Dias fez o sétimo após novo cruzamento na área.
As Águias cessaram o ataque frenético por alguns minutos, mas o brasileiro Jonas reabriu a contagem aos 39, cobrando falta e contando com a ajuda do goleiro Daniel. Dois minutos depois, Rafa Silva fez o nono, após saída errada da zaga do Nacional. E Jonas fechou a conta aos 45, depois de nova bobeira da defesa adversária, aproveitando sobra de bola.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025