O basquete mundial perdeu, nesta sexta-feira (17), um de seus maiores nomes. Aos 68 anos, Oscar Schmidt morreu após sofrer um mal-estar e ser levado a um hospital em São Paulo, onde recebeu atendimento médico. Segundo os familiares, ele enfrentou por mais de 15 anos um tumor cerebral "com coragem, dignidade e resiliência, tornando-se um exemplo de determinação e amor à vida".
Em nota, a família de Schmidt lamentou a morte do ex-jogador e destacou sua trajetória dentro e fora das quadras. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Oscar Schmidt, um dos maiores nomes da história do basquete mundial”, diz o comunicado. A despedida será reservada, restrita a familiares e amigos, em respeito ao desejo da família por um momento íntimo de luto, que também agradeceu pelas manifestações de carinho e pediu compreensão quanto à privacidade.
Conhecido como “Mão Santa”, Oscar construiu uma carreira histórica ao longo de 25 temporadas como profissional. Ele é o maior pontuador da história do basquete, com 49.703 pontos, e também detém o recorde de maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos, com 1.093.
Em cinco participações olímpicas consecutivas, o brasileiro acumulou atuações memoráveis. Entre elas, os 55 pontos marcados contra a Espanha nos Jogos de Jogos Olímpicos de Seul 1988, recorde de pontos em uma única partida do torneio.
Pela Seleção Brasileira, o auge veio no ouro dos Jogos Pan-Americanos de Jogos Pan-Americanos de 1987, quando liderou a vitória histórica sobre os Estados Unidos por 120 a 115, marcando a primeira derrota dos norte-americanos em casa na competição. Oscar também conquistou o bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas, e encerrou sua trajetória pela seleção com 7.693 pontos em 326 partidas, entre 1977 e 1996.
A morte do ídolo deixa uma lacuna no esporte e encerra a trajetória de um dos maiores jogadores da história do basquete mundial.
Esporte Bahia toma decisão após polêmicas com atletas nas redes sociais
Esporte Fonte Nova muda de nome após acordo com empresa do setor de energia
Esportes Após derrota para o Flamengo, Bahia perde dois jogadores para enfrentar o Santos
Esporte Rafael Câmara entra para a história como primeiro nordestino na Fórmula 1
Esportes COB teme fim do Ministério do Esporte em eventual governo Flávio
Esporte Polícia deflagra operação contra cambismo na venda de ingressos do Palmeiras após pedido de Leila Pereira