A Prefeitura divulgou o resultado dos alunos selecionados para o Programa Ingressar. A lista pode ser conferida no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br. Ao todo, foram selecionados 800 jovens entre os 1.001 inscritos.
Os alunos participarão do curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular em instituições credenciadas pela Município.
Os selecionados devem aguardar o contato das instituições credenciadas, que serão divulgadas até o dia 10 de julho. A previsão é que as aulas tenham início na segunda quinzena do mesmo mês. Os participantes que não foram selecionados farão parte do cadastro reserva.
Nesta segunda edição, o programa ofertou o dobro de vagas do ano passado. Somente em 2018, foram oferecidas 400 vagas. Do total, 69 alunos foram aprovados em universidades públicas.
Funcionamento
O Ingressar é uma política pública do município que beneficia jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador e que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio.
De acordo com a Prefeitura, o objetivo da ação é dar oportunidade para a população de baixa renda que não têm condições de pagar por uma preparação extra. O processo de seleção levou em consideração o histórico escolar dos alunos.
Somaram pontos para a classificação os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública; que estavam frequentando o terceiro ano do ensino médio este ano na escola pública; e participantes do cadastro único para programas sociais do governo federal e no Enem 2019.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro