O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), um dos nomes cotados pela direita para disputar as eleições presidenciais de 2026 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possui o pior desempenho contra o petista em um eventual segundo turno, é o que apontam os dados da pesquisa Datafolha divulgados no sábado (6). As informações são do jornal Estadão e do portal InfoMoney.
De acordo com a pesquisa, o parlamentar, filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ficaria até 15 pontos atrás de Lula na disputa de um eventual segundo turno, alcançando 36% dos votos, contra 51% do petista. Os votos brancos e nulos somariam 12%. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Flávio, que anunciou sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto na sexta-feira (5), foi rejeitado por 38% dos entrevistados na pesquisa. Ao todo, os membros da família Bolsonaro acumularam uma rejeição de 35% no levantamento. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por exemplo, conseguiria apenas 35% das intenções de voto em um cenário de segundo turno com Lula.
Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), membro mais bem avaliado da família, conseguiria 39% dos votos, de acordo com a pesquisa. Na margem de erro, os três estão praticamente empatados na rejeição pelos entrevistados pelo Datafolha: 37% disseram que não votariam de jeito nenhum em Eduardo, enquanto 35% afirmaram o mesmo sobre Michelle.
Segundo a pesquisa, a rejeição a Lula chega a 44%. A direita enfrenta uma indefinição em torno de quem será o representante de oposição ao governo petista no pleito do próximo ano. Com seu principal nome inelegível e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), diversos candidatos têm emergido pela posição.
Caso pudesse disputar as eleições do próximo ano, Jair Bolsonaro seria o candidato com o maior índice de reprovação, 45%.
Política Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar
Política Lula prepara ato no Planalto para relembrar invasão de 8 de janeiro
Política Rui Costa e Fernando Haddad preparam saída dos ministérios em 2026
Política Lula diz que avaliará veto caso Senado aprove redução de pena de Bolsonaro
Política Em sessão na Assembleia, deputados aprovam mudanças no Planserv
Política Em missão o oficial na China Zé Neto cumpre agenda sobre inovação, mobilidade e desenvolvimento tecnológico