A frente fria que se instalou na Bahia desde a última semana vem provocando fortes temporais em diversas regiões do estado, especialmente no Norte, Sudoeste, Centro e no Médio Rio de Contas. De acordo com dados da Climatempo presentes na base da Neoenergia Coelba, cerca de 200 mil raios atingiram o território baiano entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Além das descargas atmosféricas, ventanias intensas também têm sido registradas em várias cidades.
Os municípios com maior volume de descargas elétricas no período foram Sento Sé (11.800), Barra (9.544), Campo Formoso (8.086), Curaçá (5.944), Pilão Arcado (5.672), Casa Nova (5.325), Itaberaba (3.701), Buritirama (3.467), Juazeiro (3.349) e Remanso (3.017). Além dos danos diretos ao sistema elétrico, as chuvas têm provocado alagamentos e bloqueios em vias urbanas e rurais, dificultando o deslocamento das equipes técnicas.
A Neoenergia Coelba reforça orientações de segurança à população: em caso de cabos caídos, não se aproximar e acionar a distribuidora pelo número 116; se a fiação atingir um veículo, permanecer dentro do carro e chamar também o Corpo de Bombeiros pelo 193; durante tempestades, buscar abrigo seguro, evitar reparos em telhados e, em situações de alagamento, desligar o disjuntor geral e retirar aparelhos das tomadas.
Bahia TCM determina suspensão de contratos do São João de Irecê e questiona gastos de R$ 10,2 milhões
Bahia Rodovias baianas devem receber 600 mil veículos no feriado de Corpus Christi
BA A cada 29 segundos, uma mulher recebe medida protetiva no Brasil; Bahia é a 4ª no ranking
BA Gás de cozinha fica mais caro na Bahia após reajuste
BA Governo do estado anuncia apoio a festas juninas em 283 cidades baianas
BA Cidade baiana cancela São João 2026 após aumento de casos de dengue