Governadores da oposição pediram ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) o adiamento da votação de projetos sobre segurança pública, inclusive o projeto antifacção apresentado pelo governo e relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP).
Os governadores, que integram o chamado "consórcio da paz", se reuniram com Motta na tarde desta quarta-feira (12). Os governadores querem que os projetos ligados à segurança pública e negociações com Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF) antes da votação.
A previsão é que o plenário da Câmara vote nesta quarta o projeto antifacção, após o relator recuar e apresentar uma nova versão do parecer para atender demandas do governo federal e da Polícia Federal (PF). De acordo com a reportagem da TV Globo, questionado se acataria o pedido, Motta afirmou que ainda tomaria a decisão. "Nada decidido ainda", disse o presidente da Câmara.
Hugo Motta recebeu em seu gabinete os governadores:
Política Wagner diz que Lula deve anunciar Jorge Messias ao STF nos próximos dias
Política Andrei Gonçalves se torna o prefeito com maior número de seguidores entre as dez maiores cidades do interior da Bahia
Política Cláudio Castro diz a Moraes que megaoperação respeitou regras do STF
Esportes Luciano Juba, do Bahia, é convocado para a Seleção Brasileira
Política Lula assina projeto antifacção que segue para a Câmara
Política Foto de Lula com Trump na Malásia bate recorde de vizualizações