Nesta terça-feira (29), os moradores em situação de rua atendidos pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) participaram de uma palestra educativa sobre as hepatites virais, em alusão à Campanha do Julho Amarel. Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre os principais tipos de hepatites (A, B, C, D e E), formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento.
A palestra foi conduzida pela assistente social Nanci de Jesus e pelo educador social Breno Costa. Ambos reforçaram que a conscientização é uma das principais estratégias para reduzir os casos da doença.
“A hepatite viral pode ser silenciosa e, por isso, muitas pessoas só descobrem a doença quando ela já está avançada. A informação é essencial não apenas para quem está em situação de vulnerabilidade, mas para toda a população, que precisa conhecer os riscos”, alertou Breno.
Nanci, por sua vez, reforçou os cuidados essenciais, como manter a vacinação em dia, usar preservativos durante as relações sexuais e evitar o compartilhamento de objetos cortantes ou perfurantes, como aparelhos de barbear.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 304 milhões de pessoas vivem com hepatite B ou C de forma crônica. Todos os dias, a hepatite viral mata 3,5 mil pessoas, o mesmo que a tuberculose. Os tipos B e C estão se espalhando silenciosamente, com 6 mil novas infecções por dia.
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
Feira de Santana Programa Altos Papos estreia projeto de verão nesta sexta-feira, 17
Salvador Agerba disponibiliza 480 horários extras no Natal e Réveillon na Rodoviária