O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta sexta-feira (20), em Nova Délhi, da inauguração do novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O espaço foi instalado no edifício World Trade Center e marca o início da agenda oficial do governador na Índia.
Durante o evento, Jerônimo destacou o papel estratégico da unidade para ampliar relações comerciais, especialmente no setor agroexportador.
“É a inauguração de um escritório da agência de promoção de exportação do Brasil para outros países. Já temos um na Bahia. Esse escritório vai facilitar os negócios entre a Bahia e o Brasil, mas em especial, entre a Bahia e a China. Por exemplo, nós exportamos algodão para o país indiano e nós queremos ampliar. Já foram feitas outras ordens de negócios onde a Bahia vai exportar cacau, algodão e carnes que não sejam bovinas para este país”, afirmou.
A participação baiana incluiu representantes do setor produtivo. O diretor do Consórcio Cabruca, Tiago Fernandes, que atua no segmento de chocolates finos do Sul da Bahia, acompanhou a cerimônia e relatou avanços comerciais a partir da iniciativa.
“O escritório da ApexBrasil vem para somar e para nos ajudar. Hoje, com esse evento, a gente já conseguiu fechar uma exportação para 22 lojas no mercado de luxo, que é o nicho que a gente trabalha, colocando o chocolate do Sul da Bahia ao lado do caviar, do champanhe, que é onde ele deve estar”, disse.
BA Tarifas dos EUA devem atingir apenas 1,8% das exportações do agro baiano, aponta Faeb
BA Jerônimo diz que nova concessionária da BR-324 e BR-116 pode ser definida entre agosto e outubro
Bahia Chá revelação com fogos provoca incêndio em rancho turístico de Vitória da Conquista
Bahia Feira de Santana e Vitória da Conquista concentram número de mortes de motociclistas em rodovias federais
Bahia Uneb abre inscrições para mais de 2,4 mil vagas remanescentes em cursos de graduação
Bahia Jerônimo oficializa mudanças no secretariado da Bahia