O governo brasileiro não responderá à ameaça do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o bloco dos Brics.
O americano afirmou em rede social que aplicará tarifa de 100% sobre os países do bloco comercial caso substituam o dólar em suas transações comerciais.
A chamada desdolarização é uma das propostas do grupo de países emergentes.
A presidente do banco dos Brics, Dilma Rousseff, já classificou a utilização do dólar como uma “arma” dos Estados Unidos.
O governo brasileiro classificou, em reservado, a afirmação de Trump como mais uma provocação do presidente eleito.
A expectativa é de que, ao assumir a Casa Branca, Trump substitua o discurso de candidato pelo de presidente, diminuindo confrontos em redes sociais.
Além disso, integrantes da diplomacia brasileira lembram que a proposta ainda está em discussão, sem uma decisão tomada. Por isso, afirmam, a ameaça de Trump não faz sentido.
O governo brasileiro lembra que Trump já ameaçou com tarifas mais altas a China, o México, o Canadá e, agora, o Brics.
E que os arroubos declaratórios do presidente eleito precisarão ser administrados pelos potenciais mundiais ao longo dos próximos quatro anos.
Ou seja, separando o que se trata de marketing político e o que pode ser uma ameaça de risco real.
Desde janeiro deste ano, o grupo Brics tem dez membros plenos.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao bloco como membros permanentes Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
Por CNN Brasil
Política Defesa diz ao STF que Bolsonaro não autorizou uso de IA em vídeo exibido na convenção do PL
Política Em proposta polêmica, Zema defende construção de super presídio em lugar remoto na Amazônia
Política Jerônimo rebate críticas de Zé Ronaldo é lista obras realizadas em Feira de Santana
Política Entenda por que Flávio Bolsonaro pediu desculpas a Michelle
Política Bolsonaro apresentou soluços por 36 horas seguidas, diz relatório médico ao STF
Política Moraes suspende visitas de Flávio a Jair Bolsonaro por 90 dias e cita divulgação de carta