Quinta, 25 de Abril de 2024
Geral Bahia

Ufba desmente fake news sobre construção de estufa para plantio de maconha

Mensagem está circulando acompanhada da imagem de uma estrutura metálica; universidade esclarece que se trata de tenda montada para um fórum que já foi realizado

29/06/2019 09h03
Por: Redação
Ufba desmente fake news sobre construção de estufa para plantio de maconha

Uma mensagem falsa está circulando no aplicativo WhatsApp informando que alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) teriam iniciado, no último dia 21, a construção de uma “estufa agrícola no Campus de Ondina pensada especialmente para a plantação das espécies Cannabis sativa (a maconha) e a Erythroxylum coca (planta base para a criação da cocaína)”. 

De acordo com o conteúdo da fake news, “o objetivo da estufa é a criação de um banco de drogas para consumo dos estudantes, sob a justificativa de estudos dos efeitos sociais de entorpecentes”.

A Reitoria da Ufba divulgou nota, no início da tarde dessa sexta-feira (28), esclarecendo que “a Universidade Federal da Bahia alerta a comunidade universitária e a sociedade em geral a que estejam atentas à disseminação de notícias falsas, apócrifas e de conteúdo falacioso e/ou fantasioso, com o objetivo de difamar a instituição e desmobilizar o amplo espectro da população baiana espontaneamente engajado na defesa do sistema federal público de educação superior”.

A instituição destaca que “seus veículos oficiais de informação são, unicamente, o site da Universidade (www.ufba.br), o site Edgardigital (www.edgardigital.ufba.br) e as redes sociais nas quais mantém conta (Facebook, Instagram e Twitter), e recomenda enfaticamente que se desconfie e evite a reprodução ou o repasse indiscriminado de conteúdos de qualquer outra origem, sobretudo os que apelem a rudimentos de retórica jornalística – como tom de denúncia ou declarações forjadas entre aspas, atribuídas a autoridades, entidades ou membros da comunidade acadêmica – à guisa de verossimilhança”.

Essas observações foram feitas porque a mensagem falsa adotou um texto com suposto formato jornalístico, contém falas inverídicas atribuídas ao reitor João Carlos Salles e até inventa o nome de uma fictícia “Pró Reitoria de Diversidade e Acolhimento das Minorias (ProDiva-Ufba)”, inexistente na estrutura organizacional da instituição.

Para dar mais verossimilhança ao conteúdo falso, a mensagem está circulando acompanhada da fotografia da estrutura metálica de uma construção. A assessoria da Ufba esclarece que “se trata da tenda especialmente montada para as atividades do 4º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. O Fórum já aconteceu, foi um grandioso e bem-sucedido evento e a imagem é da tenda em fase de desmontagem”. 

Segundo a Ufba, a desmontagem deverá ser concluída no final de semana, com o estacionamento interditado para o serviço.

“A persistir a produção e disseminação de notícias falsas, a Ufba não medirá esforços para identificar e responsabilizar seu (s) autor (es) – a quem, de antemão, exorta a que empregue sua inteligência e criatividade em causas mais nobres, como a luta supraideológica em defesa de uma instituição que, em 73 anos de existência, notabiliza-se por ser a principal formadora de profissionais e pesquisadores do estado, e uma das mais respeitadas do País”, conclui a nota.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.