Termina no dia 12 de setembro o prazo para que a Justiça Eleitoral julgue as candidaturas que vão concorrer nas eleições de outubro deste ano. Das quase 29 mil inscrições, mais de 20 mil aguardam a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o painel de candidaturas do TSE, cerca de 7 mil cadastros haviam sido analisados até esta segunda-feira (29). Desses, cerca de 6,5 mil candidatos foram aprovados e outros 429 foram considerados inaptos.
Entre os que tiveram a candidatura derrubada pela Justiça, a maioria é do Sudeste e do Nordeste, com 127 e 118 pré-candidatos declarados como inaptos, respectivamente.
Entre os presidenciáveis, quatro tiveram suas nomeações deferidas por decisões monocráticas. São eles: Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lucia Pereira Salgado (PSTU). No entanto, todos eles deverão passar pelo julgamento em plenário, que começa nesta quarta (31).
O prazo final para que todos os pedidos de registro – e eventuais recursos – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes é de até 20 dias antes da data do primeiro turno, que ocorre no dia 2 de outubro, por isso, o dia 12 de setembro como limite.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha