Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
Política Eleições 2022

Mais de 20 mil pré-candidatos aguardam avaliação da Justiça Eleitoral

TSE tem até 12 de setembro para analisar quase 29 mil inscrições

30/08/2022 18h23
Por: Redação
Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE
Foto: Roberto Jayme/Ascom TSE

Termina no dia 12 de setembro o prazo para que a Justiça Eleitoral julgue as candidaturas que vão concorrer nas eleições de outubro deste ano. Das quase 29 mil inscrições, mais de 20 mil aguardam a aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o painel de candidaturas do TSE, cerca de 7 mil cadastros haviam sido analisados até esta segunda-feira (29). Desses, cerca de 6,5 mil candidatos foram aprovados e outros 429 foram considerados inaptos.

Entre os que tiveram a candidatura derrubada pela Justiça, a maioria é do Sudeste e do Nordeste, com 127 e 118 pré-candidatos declarados como inaptos, respectivamente.

Entre os presidenciáveis, quatro tiveram suas nomeações deferidas por decisões monocráticas. São eles: Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lucia Pereira Salgado (PSTU). No entanto, todos eles deverão passar pelo julgamento em plenário, que começa nesta quarta (31).

O prazo final para que todos os pedidos de registro – e eventuais recursos – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes é de até 20 dias antes da data do primeiro turno, que ocorre no dia 2 de outubro, por isso, o dia 12 de setembro como limite.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.