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Economia ECONOMIA

Mercado Livre anuncia alta de 56% na receita líquida no segundo trimestre

Atividades no Brasil representam cerca de 56% da receita líquida total, tendo apurado US$ 1,4 bilhão (R$ 7,4 bilhões), alcançando crescimento de 52,5% no período

04/08/2022 09h25
Por: Sérgio Di Salles
 Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre

O Mercado Livre anunciou na quarta-feira (3) uma receita líquida de US$ 2,6 bilhões (R$ 13,79 bilhões) no segundo trimestre deste ano. Em nota, a empresa afirma que o montante representa uma expansão de 52,5%, em dólar, e 56,5% em moeda nacional. Os números, que somam operações no e-commerce e financeiras, comparam o desempenho com o mesmo período de 2021.

As atividades no Brasil representam cerca de 56% da receita líquida total do Mercado Livre. Cresceram 52,5% no período, tendo apurado US$ 1,4 bilhão (R$ 7,4 bilhões).No e-commerce, a receita líquida aumentou 23% em dóla na comparação anual, somando US$ 1,4 bilhão.

“Observamos um trimestre forte em todos os negócios, refletindo a melhora contínua da rentabilidade com resultados recordes em receita líquida e lucro bruto. Como consequência desse desempenho consistente, seguimos firmes em nosso propósito de ampliar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros”, afirma André Chaves, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Corporativo do Mercado Livre.

O lucro bruto do Mercado Livre foi de cerca de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,87 bilhões), aumento de 70,3% em dólar na comparação com o mesmo período do ano anterior. O ganho líquido bateu US$ 123 milhões (R$ 650 milhões) – alta de 79,8%.

Marketplace e fintech

Segundo o balanço do segundo trimestre, o marketplace atingiu US$ 8,6 bilhões (R$ 45,5 bilhões) em vendas, crescendo 21,8%, em dólar, e 26,2% em real. Ao todo, foram vendidos 275,2 milhões de itens, sendo 6,7 por comprador. As operações na Argentina e México foram destaque, além do Brasil.

A Mercado Livre informou ainda que a base de usuários únicos ativos atingiu 84,3 milhões de pessoas ao final do trimestre, alta de 11,0% em comparação com o mesmo período de 2021 — sendo 3,5 milhões de novos usuários incorporados no segundo trimestre deste ano.

Na fintech, a carteira de crédito atingiu quase US$ 2,7 bilhões (R$ 14,3 bilhões) — ante US$ 2,4 bilhões (R$ 12,7 bilhões) ao final do primeiro trimestre de 2022. No período, o Mercado Crédito liberou mais de US$ 2 bilhões (R$ 10,58 bilhões) em créditos – o que, conforme a empresa, representa mais do que o triplo do valor registrado no segundo trimestre de 2021.

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