Sexta, 29 de Março de 2024
71 99208-9314
Política ELEIÇÕES 2022

MDB supera percalços e homologa Simone Tebet nesta quarta-feira (27)

Convenção virtual na manhã desta quarta-feira (27) foi contestada por alas pró-Lula e pró-Bolsonaro

27/07/2022 07h31
Por: Sérgio Di Salles
Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Enfrentando uma divisão interna, o MDB faz na manhã desta quarta-feira (27) a convenção que homologará a candidatura a presidente da senadora Simone Tebet (MS). Principal candidatura feminina no pleito deste ano, a parlamentar sul-matogrossense enfrenta as alas emedebistas favoráveis ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), ou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o diretório baiano.

A pressão chegou ao Judiciário. Na terça-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral negou o pedido do diretório alagoano para cancelar a convênção. Nos bastidores, até a mudança da candidatura para o ex-presidente Michel Temer foi cogitada.

Representante do grupo chamado centro democrático, Simone Tebet terá o apoio da federação formada por PSDB e Cidadania, que também faz convenção nesta quarta. Há dúvida ainda se os tucanos vão manter a indicação do senador Tasso Jereissati (CE) para a candidatura a vice. Cotada, a senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) revelou que topa assumir a vaga, se for chamada pela presidenciável.

Nascida em Três Lagoas (MS), Simone Tebet se filiou ao MDB em 1997.Além do Senado, foi deputada estadual, prefeita da cidade natal e vice-governadora do Mato Grosso do Sul. Em 2019, Tebet foi a primeira mulher eleita para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A presidenciável é filha do ex-governador, ex-senador sul-mato-grossense e ex-ministro da Integração Nacional Ramez Tebet. Em 2021, tentou a presidência do Senado, cargo exercido pelo pai, mas o eleito foi Rodrigo Pacheco (PSD/MG). Graduada em Direito e mestre em Direito do Estado, Simone Tebet é professora universitária. Fonte: G1

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.