O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue mantendo uma ampla vantagem para o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto dos baianos. Na pesquisa realizada pelo Instituo Quaest, contratada pelo Banco Genial e divulgada nesta sexta-feira (15), o petista aparece com 62% das intenções entre os eleitores do estado no primeiro turno.
Ainda analisando o cenário estimulado, que é quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos, o presidente Jair Bolsonaro fica em segundo lugar, com 19%, na Bahia. Ciro Gomes (PDT) aparece em seguida com 5% das intenções. André Janones (Avante), aparece com 2%; Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada.
Em um possível segundo turno entre o petista e o atual presidente, os eleitores na Bahia indicaram que a vitória seria de Lula, com 69%. Bolsonaro pontua 21% neste caso.
A vantagem do ex-presidente Lula no estado, no entanto, não reflete no desempenho do pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Na pesquisa para o pleito estadual, quem lidera é o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), com 61% das intenções.
A sondagem ouviu 1.140 pessoas presencialmente entre os dias 9 e 12 de julho. O índice de confiança é de 95% e o custo foi de R$ 116.400,00. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BA-05185/2022.
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia
Política PF rejeita proposta de delação de Daniel Vorcaro no caso Banco Master
Política Após repercussão, deputada baiana Roberta Roma retira apoio à proposta que adia fim da escala 6x1
Política Flávio Bolsonaro admite que visitou Vorcaro em casa após prisão do banqueiro
Política Equipe de pré-campanha de Flávio Bolsonaro prepara ofensiva contra PT da Bahia