O Ministério da Saúde (MS) informou que foi notificado neste domingo (18) a respeito do oitavo caso registrado da varíola dos macacos no Brasil.
O paciente é um homem de 25 anos, residente em Maricá, no Rio de Janeiro. Segundo as autoridades, ele não tem histórico de viagem ao exterior, mas teve contato com estrangeiros.
De acordo com o MS, o paciente tem quadro clínico estável, sem complicações, e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou a pasta, que diz ter notificado a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.
Até então, das oito confirmações da varíola dos macacos no Brasil, quatro ocorreram em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul e outras duas no Rio de Janeiro.
Saúde Check-up anual: especialista explica por que começar o ano priorizando a saúde
Saúde Cuidados com a alimentação e hidratação no verão; confira dicas para aproveitar com saúde
Saúde Especialista destaca cuidados com a pele das crianças durante as férias: proteção solar é prioridade
Saúde Cuidados essenciais com os pets durante o verão; confira
Saúde Janeiro e o “Reset Corporal 2026”: porque nosso corpo pede atenção pós-festas
Saúde Variante K do influenza A não representa risco imediato ao Brasil, avaliam especialistas