Uma denúncia de que cinco obras de arte do pintor baiano José Teófilo de Jesus foram ilegalmente retiradas da Ordem Terceira de São Francisco é apurada em inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), segundo o G1.
Conforme publicado no Diário Eletrônico do MPF no dia 6 de maio, a denúncia foi recebida em julho de 2017 pelo MPF em São Paulo, porque as cinco obras estariam expostas na época no Museu Afro Brasil, na capital paulista.
Foi solicitado que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informe se há inventário das obras pertencentes à igreja, além dos respectivos autores e a localização atual das peças, inclusive se no acervo constam, ou já constaram, telas pintadas por Teófilo de Jesus.
Fundada em 1703, a Ordem Terceira de São Francisco foi tombada pelo Iphan em 1938.
Geral Produtividade em debate com o fim da escala 6x1: por que trabalhar mais não significa produzir mais
Geral Uso do celular e distrações ao volante multiplicam acidentes e elevam custos para a saúde pública
Geral Entre cliques e votos: o desafio de proteger a verdade nas eleições de 2026
Famosos Filho de Xanddy e Carla Perez surpreende falar sobre sexo
Saúde Redes sociais e desinformação: os riscos do terrorismo nutricional para sua saúde