Domingo, 01 de Fevereiro de 2026
Política Eleições 2022

Com Rodrigo Pacheco indefinido, Lula intensifica conversa com PSD

Presidente do Senado deu sinais de que avalia desistir da disputa pelo Palácio do Planalto para evitar dificuldades na condução da mesa diretora do Congresso

31/01/2022 09h52
Por: Redação
Foto: Ricardo Stuckert/PT
Foto: Ricardo Stuckert/PT

Sinais de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), pode desistir da disputa pelo Palácio do Planalto fizeram com que o PT decidisse intensificar as conversas com a legenda. As tratativas vão ser conduzidas com a participação do presidenciável petista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O PT avalia que o PSD seria um parceiro estratégico para a disputa do primeiro turno.A proposta na mesa incluiria o apoio em Minas ao partido presidido por Gilberto Kassab e à reeleição de Pacheco na Mesa Diretora do Senado.

Nas primeiras semanas deste ano, lideranças petistas ouviram do PSD que o presidente do Senado teme ser acusado de instrumentalizar o comando do Senado para impulsionar seu nome e prejudicar o presidente Jair Bolsonaro, que deve buscar a reeleição. E por isso desistiria da canidatura.

O ex-presidente busca manter um discurso de cortesia em relação aos planos do PSD. “O Kassab tem sido muito digno e muito honesto nas conversas que tem tido conosco”, declarou Lula, em novembro. Ele acrescentou que esperava ter o apoio do PSD num eventual segundo turno, caso Pacheco ficasse fora dessa etapa da disputa.

Porém, o PSD tem dirigentes simpáticos a Lula e a Bolsonaro. No caso de desistir de concorrer, uma postura neutra no primeiro turno evitaria traumas internos e pode ser vista como melhor caminho para eleger um maior número de deputados e senadores. Fonte: UOL

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.