O senador Otto Alencar (PSD) não poupou críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (28). Em entrevista concedida ao UOL, o parlamentar afirmou que o Chefe do Executivo está fugindo do problema das chuvas no estado da Bahia e em outras unidades federativas.
“Não é coisa pra quem é presidente da República, com responsabilidade, deixar de estar presente tomando providências ao lado dos governadores. Mas eu acho que é próprio da personalidade do presidente Bolsonaro ter essa amnésia dissociativa. Ele se afasta do problema pra não encarar. Foi assim na pandemia, que ele se afastou do problema e deixou na mão dos governadores e dos prefeitos. Já tem três anos que ele foge dos problemas e passa isso para a conta dos seus ministros, que vieram aqui hoje com boa vontade, mas sem soluções imediatas pra Bahia e para os desabrigados das enchentes”, disse Otto.
Mais de 34 mil pessoas estão desabrigadas e cerca de 43 mil desalojadas no estado. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 470 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. No boletim divulgado pela Sudec nesta terça-feira (28) também foi confirmada a 21ª morte por conta das enchentes.
“Tudo que foi feito até agora, em relação ao atendimento de urgência, foi tudo com recurso do Estado. Houve também a mobilização de alguns estados da federação. Mandaram helicópteros e outros apoios. A sociedade civil também está organizada, se mobilizando, buscando recursos pra ajudar as pessoas que foram atingidas. O primeiro passo é resolver a situação das pessoas que ficaram desabrigadas, ilhadas e depois disso fazer o levantamento”, acrescentou o senador.
O presidente segue em Santa Catarina, onde deve passar o feriado do Ano Novo. Ainda na terça (28), Bolsonaro utilizou as redes sociais para anunciar a medida provisória (MP) que destina R$ 200 milhões para o Ministério da Infraestrutura.
O recurso deve ser usado para reconstruir rodovias danificadas por chuvas na Bahia, no Amazonas, em Minas Gerais, no Pará e em São Paulo.
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia
Política PF rejeita proposta de delação de Daniel Vorcaro no caso Banco Master
Política Após repercussão, deputada baiana Roberta Roma retira apoio à proposta que adia fim da escala 6x1
Política Flávio Bolsonaro admite que visitou Vorcaro em casa após prisão do banqueiro
Política Equipe de pré-campanha de Flávio Bolsonaro prepara ofensiva contra PT da Bahia