O Conselho Deliberativo do Bahia terá duas reuniões seguidas nesta segunda-feira (20), ambas de forma remota, às 18hs e às 20hs. A primeira é estatutária, na qual a direção executiva apresentará os planos de gestão e o orçamento para 2022, que precisa ser aprovado pelo colegiado. No encontro seguinte, marcado depois do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o tema será o futebol no próximo ano. A ‘lavagem de roupa suja’ foi solicitada pelos grupos + Bahia, Bahia é de Todos e de Todas e Independente Tricolor.
Até agora, o Bahia demitiu os dois gestores de futebol contratados este ano – Lucas Drubrscky e Júnior Chávare -, renovou com o técnico Guto Ferreira e o goleiro Danilo Fernandes e está próximo de manter o lateral Nino e o atacante Rossi. Também anunciou a contratação do lateral-esquerdo Luiz Henrique, ex-Londrina. Outros nomes, como o zagueiro Conti, o meia Ramirez e o atacante Gilberto dificilmente continuarão, devido a remuneração alta ou ao custo para a aquisição dos direitos federativos.
Com a queda de divisão, o orçamento de 2022 deve ficar em torno de 50% dos R$ 151 milhões projetados para este ano. Para cortar custos, a diretoria anunciou algumas medidas, como a suspensão do futebol feminino até abril, quando começará a preparação para o Brasileiro da segunda divisão da modalidade.
O presidente do conselho, Leonardo Martinez, nega qualquer possibilidade de se discutir o impeachment do presidente Guilherme Bellintani, até porquê – segundo relatou ao GE Bahia – sequer há essa proposta tramitando.
“Até o momento, depois da dispensa dos gestores do departamento de futebol, precisamos saber como será gerido o futebol, se serão contratados, quantos serão contratados, se tem nomes. Enfim, esse tipo de informação é importante. Também qual o papel de cada profissional que seja contratado”, declarou, a respeito da reunião sobre futebol.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025