Quinta, 25 de Abril de 2024
Saúde H3N2

Prefeito de Salvador anuncia medidas de combate à H3N2; seis gripários podem ser reabertos

Bruno Reis conversou com a imprensa na manhã desta sexta-feira (17)

17/12/2021 09h52
Por: Redação
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba

O prefeito de Salvador, Buno Reis (DEM) anunciou, na manhã desta sexta-feira (17), a reabertura do gripário de Pau Miúdo como medida de combate ao aumento de casos da gripe Influenza (H3N2). O gestor municipal alertou ainda que a cidade pode reabrir todos os gripários que funcionavam no auge da pandemia.

“A partir de hoje estarão funcionando os gripários do Pau Miúdo e dos Barris, além disso vamos colocar o gripário de Bom Jesus dos Passos, lá na Ilha. Então vamos ter já funcionando 3 gripários. Há a possibilidade de botar mais gripários para funcionar sim. Nós tínhamos no auge da pandemia 6 funcionando na nossa cidade. O próximo a ser reaberto é o de Pirajá”, alertou Bruno Reis.

Na última quinta-feira (16), o secretário de saúde Leo Prates afirmou que “se continuarmos nesse ritmo” de crescimento dos casos da H3N2, “até segunda-feira (20) chegaremos ao nível de epidemia”.

Ao todo, 90 pontos de imunização, entre postos fixos e drive thrus, estarão aplicando a vacina contra a Influenza, nesta sexta-feira (17), das 08h às 17h. A megaoperação organizada pela prefeitura também vai imunizar pessoas em locais de grande circulação como shoppings, supermercados, estações de transbordo e as sedes das prefeituras-bairro.

“Quais são as principais armas contra o vírus? A máscara e a vacina. Os números são inquestionáveis, na queda do número de pessoas com Covid-19 e na redução drástica no número de agravamentos. Nesse momento, praticamente não temos mais demandas de pessoas em leitos de UTI por conta da Covid. Houve uma diminuição brutal do número de mortos. A vacina funciona, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza”, acrescentou Bruno.

O prefeito afirmou ainda que 80 mil doses estarão disponíveis nesta sexta-feira (17). Caso sobrem imunizantes, a vacinação contra a Influenza continuará no sábado (18) e no domingo (19).

“O Ministério da Saúde recomenda 90% da população vacinada. Nós temos 32% da população que não se vacinou. Recebemos 80 mil doses e essas doses serão aplicadas hoje, nessa megaoperação contra a gripe. As doses que não forem utilizadas hoje serão vacinadas amanhã e domingo, no 5º Centro de Saúde, no drive e ponto fixo. Hoje é dedicado a Influenza e amanhã volta a vacinação com a Covid-19, mas mantemos a Influenza no 5º Centro”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.