No ranking internacional de participação de mulheres na política, de 192 países, o Brasil ocupa o 142° lugar. O dado reflete a disparidade entre o número de parlamentares do sexo feminino e masculino no país.
A realidade brasileira se contrapõe aos vizinhos latino-americanos. A Argentina, por exemplo, aparece na 21ª posição no ranking. Em toda a América Latina, apenas o Haiti figura atrás do Brasil na lista, atualizada em outubro deste ano.
Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo, no Brasil, as mulheres representam apenas 15% da Câmara dos Deputados. No Senado, este número é ainda menor. Da bancada de senadores eleitos em 2018, 11,58% são do sexo feminino.
Já nas Câmaras Municipais, a porcentagem feminina aumenta, mesmo que muito pouco. Em 2020, foram eleitas 898 vereadoras, o que corresponde a 16,51% dos assentos, embora as mulheres representem 52,50% do eleitorado brasileiro.
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos
Política Moraes determina transferência de Bolsonaro para Papudinha