A ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber determinou hoje (6) que o presidente da Câmara, Arthur Lira, preste explicações sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios. Um grupo de deputados entraram com ação no STF pedindo a anulação da votação, aprovada em 1º turno na Câmara. Weber é a relatora da ação.
A PEC foi aprovada por 312 votos a 144. Para os deputados que movem a ação, Arthur Lira realizou manobras irregulares para que houvesse a aprovação, dentre elas está o fato de deputados que não estavam presentes na Câmara puderam votar.
No despacho, Rosa Weber justificou o seu pedido da seguinte forma: “Considerada a alta relevância do tema em debate, assino o prazo de 24 horas às autoridades impetradas, a fim de, querendo, prestem as informações que reputarem pertinentes, antes do exame do pedido de medida liminar. Publique-se. Notifiquem-se as autoridades impetradas pela via mais expedita disponível”
Em entrevistas, o presidente da Câmara dos Deputados tem negado irregularidades.
Política Bahia pode ampliar uso de energia solar em escolas e hospitais após Indicação do deputado Robinson
Política Rui Costa confirma saída da Casa Civil para disputar Senado em 2026
Política Mendonça prorroga inquérito do caso Master por mais 60 dias
Política Lula aciona PF para investigar aumentos no diesel
Política PT aciona TSE contra Flávio e Carlos Bolsonaro por campanha antecipada
Política Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e ainda não tem previsão de alta