Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Política Política

PGR abre apuração para avaliar conduta de Bolsonaro e ameaças a sistema eleitoral

Declaração acontece em resposta ao STF que abriu prazo para que PGR se manifestasse sobre o assunto

17/08/2021 09h11
Por: Redação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em resposta a prazo aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, informou que determinou a abertura de uma apuração preliminar para avaliar se a conduta de Jair Bolsonaro (sem partido) nos ataques ao sistema eletrônico de votação configura crime.

O anúncio aconteceu nesta segunda-feira (16)  após a ministra Cármen Lúcia ter cobrado uma manifestação da PGR sobre o pedido de inquérito feito por parlamentares do PT. O pedido de investigação considera declarações feitas pelo presidente em transmissões ao vivo em julho, quando atacou as eleições brasileiras usando notícias falsas e boatos já desmentidos pelos órgãos oficiais. 

A ministra Cármen Lúcia chegou a abrir prazo de 24 horas nesta segunda-feira para que o procurador-geral se manifestasse. Na apuração, Aras vai avaliar se há elementos que indiquem possíveis crimes para justificar o pedido de abertura de inquérito. O PGR conclui que, em razão da abertura do procedimento, a notícia-crime oferecida pelos parlamentares deve ser arquivada.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.