Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Política Política

Randolfe diz que denunciará Bolsonaro por homicídio qualificado

Para vice-presidente da CPI da Covid, chefe do Executivo deve responder criminalmente por "causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos"

12/08/2021 09h57
Por: Redação
Foto: Roque de Sá/Agência Senado e Marcos Corrêa/PR
Foto: Roque de Sá/Agência Senado e Marcos Corrêa/PR

O vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que pretende denunciar o presidente Jair Bolsonaro pelo crime de homicídio qualificado por "causar epidemia, mediante a propagação de germes patogênicos".

A acusação tem base no artigo 267 do Código Penal e pode constar no relatório final da comissão, que também deve enquadrar o presidente nos crimes de curandeirismo e charlatanismo.

“Este [causar epidemia] é um dos primeiros tipos penais que nós pretendemos fazer o enquadramento, no âmbito do artigo 267 do Código Penal. Se do fato [epidemia] resulta a morte, a pena é aplicada em dobro, combinado com homicídio qualificado”, declarou o senador em entrevista na quarta-feira (11).

Randolfe atribui parte das mortes durante a pandemia da Covid-19 ao presidente da República, que muitas vezes provocou aglomereações sem usar máscaras e incentivou posturas negacionistas.

“Basta ver o que diz o artigo 267 e ver o comportamento de sua excelência [Jair Bolsonaro]. No meu entender, há todo um enquadramento desse comportamento”, afirmou o vice-presidente da CPI.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.